Virose e gravidez: como garantir a segurança na gestação?

A gravidez é um momento delicado na vida de toda a mulher e quando surge algum problema de saúde nesse período a preocupação com o bebê aumenta ainda mais.

Para o bom desenvolvimento do feto a mãe deve estar saudável, se alimentar bem, tomar bastante líquido, praticar atividade física leve, controlar o peso, não consumir bebidas alcoólicas e cigarros. Todos esses fatores combinados auxiliam o sistema imunológico, prevenindo doenças. Mas, mesmo mantendo a saúde em dia a mulher pode ser acometida por alguma enfermidade.

Apesar de desagradável, a virose só prejudicará o feto se atingir a corrente sanguínea, o que não é o caso dos resfriados ou outras doenças comuns causadas por vírus. Se você se sentir mal, procure seu ginecologista e siga corretamente o tratamento que ele receitar. Durante a gestação os tratamentos de viroses devem ser realizados com os medicamentos específicos para gestantes. No período da recuperação, alimente-se bem, beba muita água e faça repouso. Seguindo as orientações médicas não haverá nenhum risco para você ou para o bebê.

Fonte:
CRESCER; Gripe na Gravidez. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2014/02/gripe-na-gravidez.html. Acesso em 15 de outubro de 2014.

L.BR.02.2015.2909