Síndrome dos Ovários Policísticos

A chamada SOP, Síndrome dos Ovários Policísticos, é um distúrbio endócrino que altera os hormônios, e cria múltiplos cistos, provocando um aumento no tamanho dos ovários. Este problema pode ser desenvolvido ainda na adolescência e estima-se que sejam afetadas de 7 a 20 por cento das mulheres em idade fértil, e cerca de 10% das mulheres possuem a síndrome dos ovários policísticos em algum grau.

Embora as causas sejam desconhecidas, sabemos que a SOP acontece no organismo em que os ovários produzem alta taxa de hormônios masculinos, como a testosterona. O diagnóstico é feito através de exames de ultrassom, que detecta, através de imagem, uma série de cistos em um ou nos dois ovários da paciente.

O tratamento, quando iniciado de modo precoce, é capaz de prevenir os riscos de complicações a longo prazo, como diabetes 2 e doenças cardíacas.

Apesar de não existir cura para a SOP, existem ótimos tratamentos para controlar os sintomas, como o uso de pílulas anticoncepcionais para diminuir a produção de hormônios masculinos, entre outros.

Elencamos abaixo alguns dos sintomas que acontecem quando ocorre o desequilíbrio hormonal, disfunção típica acarretada por este problema:

- Manchas na pele;

- Dificuldades para fertilidade;

- Ganho de peso;

- Crescimento excessivo de pêlo;

- Acne crônica;

- Queda de cabelo;

- Ansiedade e depressão.

Se você possuiu algum desses sintomas, é recomendado que procure ajuda profissional ginecológica para saber se tem a Síndrome do Ovário Policístico. Se cuidar faz bem!

Abraços e até a próxima