Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Semana do Aleitamento Materno

O agosto é dourado, e a cor escolhida é para lembrar que o leite materno é precioso, da cor do ouro e deve ser valorizado como uma joia. Nesta primeira semana do mês, entramos na Semana Mundial do Aleitamento Materno, ação importante por simbolizar a luta de incentivo à amamentação, e que levanta discussões em todo o mundo a respeito.

O tema este ano que vai nortear as conversas é "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável" e tem como principais objetivos informar, fixar, envolver e estimular para tratar a necessidade deste vínculo entre mãe e o bebê.


Informar é o primeiro passo para que a sociedade entenda a importância do aleitamento materno tanto para a saúde integral do bebê, quanto para fortalecer a conexão entre o bebê e sua mãe. A amamentação  é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas da natureza.

 

Trabalhar em rodas de conversas, em locais de saúde pública e privada sobre os benefícios que amamentar traz para a mulher e ao planeta como um todo - fixar essa ideia é uma das propostas deste ano. O aleitamento materno é natural, renovável e ambientalmente seguro.

Com o propósito de abrir espaços, trazer para perto e envolver o maior número de pessoas nesta discussão, a fim de que a sociedade una-se e aja em prol da proteção, promoção e apoio sobretudo onde o estado de vulnerabilidade social é grande.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações.

Por fim, estimular o engajamento da sociedade na criação de ações que melhorem a vida das pessoas e do planeta através da amamentação. A amamentação é responsável em garantir que o bebê receba todos os nutrientes necessários.

Além disso é amamentação é sustentável, porque é produzida pelo próprio corpo da mulher, dispensando o uso de energia elétrica, gás, combustível e embalagens. Os nutrientes do leite eleva a imunidade do bebê, contribuindo na prevenção de doenças e evitando o uso de medicamentos e internação hospitalar.

Mas a mulher também pode enfrentar alguns obstáculos para conseguir amamentar seu filho, e para que elas sejam atendidas de forma adequada existe o  Banco de Leite Humano e as Unidades de Saúde Básica. Caso exista qualquer tipo de dificuldade na hora de amamentar é recomendado procurar um desses locais.


 

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

Todos direitos reservados.

Criação de sites