Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Ruptura perineal: o que é e o que fazer?

É bem provável que você já tenha escutado sobre ruptura perineal, mas não esteja ligando o termo ao fato.

A verdade é que muitas mulheres sofrem com isso, e precisam lidar em silêncio porque o acesso à informação ainda não é comum sobre este assunto. Então, vamos quebrar um tabu.

Ruptura perineal acontece quando, durante o processo de parto vaginal, a dilatação total já foi alcançada pelo corpo da mulher e, ainda assim, o bebê precisa forçar sua saída para que consiga ser expelido. Neste momento, pode haver a ruptura e, com ela, complicações que podem se tornar sérias se não tratadas.
O primeiro fato a ser acompanhado é o diagnóstico completo. Para isso, seu médico deverá ser consultado imediatamente, pois as primeiras consequências podem determinar a existência das chamadas lágrimas, as complicações que aparecem em diferentes graus.

Se a constatação for detectada em primeiro momento, os cuidados são tranquilos: com a suturação feita, repouso, higiene e exercícios específicos serão indicados por seu ginecologista. Mas, para isso acontecer, é preciso ficar atenta desde o início.

Ou seja, a ruptura perineal não é o tipo de situação que deva ser ignorada de forma alguma. É bem provável que você tenha passado por isso, ou conheça alguém, mas o assunto precisa circular para que a informação chegue à maior quantidade possível de mulheres.

Precisamos cuidar da saúde da mulher, e isso acontece a partir da informação.

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites