Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Quando minha barriga vai começar a aparecer?

Não dá para saber exatamente quando a barriguinha da gravidez vai começar a dar os primeiros sinais, já que isso varia bastante de mulher para mulher. Algumas só percebem o aumento da barriga no segundo trimestre, enquanto outras já no primeiro.

Há grávidas que notam um certo inchaço (que na verdade não é a mesma coisa que a verdadeira barriguinha de grávida) cerca de uma semana depois do resultado positivo da gravidez, com a calça jeans já dando sinais de apertada na cintura.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Por volta das 12 semanas de gravidez, o útero se expande acima do osso púbico, que é aquele ossinho que fica acima da vagina.

Se a barriga começar a crescer antes disso, pode ser devido a um inchaço, parecido com aquele que você sente próximo à menstruação, provocado por gases, má digestão ou intestino preso -- todos sintomas comuns desde o comecinho da gravidez, devido às mudanças hormonais por que seu corpo passa. 

Em alguns casos, embora menos frequentes, a barriga cresce mais rápido quando a gestação é de gêmeos ou mais. Desconfiada? Veja aqui como saber se está grávida de gêmeos.

Procure não se preocupar demais se a barriguinha de grávida demorar para aparecer. De acordo com Catherine Hansen, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Texas, nos EUA, o útero pode ficar em diferentes posições dentro do corpo, influenciando a aparência da barriga.

Algumas vezes ele está inclinado para trás, fazendo com que a barriga demore a surgir; quando está voltado para a frente do corpo pode fazer com que a barriga fique evidente mais cedo. Saiba mais sobre possíveis alterações no útero e como elas interferem na gravidez. 

Barriga menor no início da gestação não significa de forma alguma bebê menor no nascimento, então procure ficar tranquila. O tamanho do bebê será calculado (e comparado com o esperado) apenas no segundo e no terceiro trimestres, acrescenta a professora Catherine.

Em caso qualquer dúvida, o médico que acompanha o seu pré-natal vai pedir um ultrassom para garantir que a data provável do parto está mesmo certa.

Feito isso, se o bebê estiver menor que o esperado para a idade gestacional, você vai passar por um acompanhamento mais frequente e cuidadoso para confirmar que ele está se desenvolvendo conforme o previsto. 

Fonte: Baby Center

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites