Precisamos falar sobre o câncer de mama

Estamos no Outubro Rosa e o momento é ideal para falarmos sobre o Câncer de Mama. A informação é o primeiro passo para a prevenção e para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura caso este problema ocorra com você ou com alguém próximo.

O câncer de mama corresponde ao principal tipo de câncer em mulheres, mas vale lembrar que esta doença também pode se apresentar em homens (representando 1% dos casos).  A boa notícia é que, quando diagnosticado no início, possui uma boa chance de cura.

O câncer de mama normalmente começa no tecido da mama, podendo alcançar axilas e até mesmo outros órgãos caso ocorram metástases. Os tratamentos serão escolhidos pelos médicos de acordo com a extensão do tumor.

Os principais fatores de risco para o câncer de mama são:

- Ser mulher com mais de 50 anos
- Possuir histórico pessoal ou familiar da doença (primeiro ou segundo grau direto)
- Ausência de filhos ou primeira gravidez após os 30 anos
- Uso de hormônios externos;
- Consumo de álcool
- Doença mamária prévia
- Radiação torácica
- Obesidade.

Como reconhecer sinais e sintomas do câncer de mama?

É muito comum que o câncer de mama não apresente sintomas iniciais, porém, ao surgir um caroço palpável no seio, pode haver ali um tumor associado ao câncer de mama. Daí a importância do autoexame das mamas mensalmente.

Abaulamentos ou retrações de pele também podem aparecer no caso da presença do câncer de mama, bem como manchas e mudanças na pele, endurecimento mamário, gânglios axilares e secreção sanguinolenta ou esbranquiçada saindo do bico da mama.

Quando há a detecção de um tumor mamário, é feita a coleta de parte desse material, que depois é enviada para biópsia para confirmar um diagnóstico de câncer de mama. É importante saber que nem todo o tumor mamário é câncer de mama, muitas vezes o tumor é benigno. De qualquer modo, no caso de presença de qualquer caroço na mama, o ginecologista deve ser procurado com rapidez.

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, a dor mamária (mastalgia) é bastante frequente nas mulheres em algum momento da vida e, geralmente, não está associada ao câncer de mama. A causa da dor é, normalmente, decorrente de alterações hormonais ou causas emocionais e psicológicas.

A prevenção do câncer de mama

Quando falamos em prevenção do câncer de mama, estamos falando, basicamente, no diagnóstico precoce, pois as causas do surgimento da doença não são totalmente claras.

O autocuidado da mama ainda é a melhor opção para diagnosticar rapidamente o câncer de mama e evitar qualquer complicação decorrente da doença.

As principais medidas a serem tomadas são:

- Autoexame mensal das mamas, pelo menos uma semana após o período menstrual.

- Visitas ao ginecologista, realização de mamografia e ultrassom de mamas anualmente, principalmente após os 40 anos.

Em caso de diagnóstico de câncer de mama, como é o tratamento?

O tratamento do câncer de mama é multidisciplinar, envolvendo um oncologista clínico, um cirurgião e um radio-oncologista, e varia de acordo com as condições em que o tumor foi diagnosticado.

De acordo com as informações divulgadas pelo Hospital de Câncer de Barretos, quando há a necessidade de um tratamento cirúrgico, pode haver a retirada de toda a mama ou parte dela, da mesma forma que na axila, onde pode haver a retirada de um linfonodo (linfonodo sentinela), ou a retirada de todos os linfonodos.

Já no que se refere à oncologia clínica, pode haver a necessidade de um tratamento após a cirurgia (tratamento adjuvante), ou antes da cirurgia (tratamento neoadjuvante). Da mesma forma, a paciente pode ser submetida à quimioterapia, hormonioterapia e tratamento alvo-específico. Tudo depende das características do tumor.

O mais importante a se saber sobre o tratamento do câncer de mama é que por ter se tornado multidisciplinar e multimodal (com a participação de vários profissionais), as taxas de cura têm se elevado.

Agora você já está melhor informada sobre o câncer de mama. Saiba que a informação é o primeiro passo para a prevenção e para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura caso este problema ocorra com você ou com alguém próximo.

Compartilhe este post com seus amigos e ajude a aumentar a prevenção e as chances de cura do câncer de mama. Juntas podemos mais na luta contra o câncer!

Abraços e até a próxima!