O que é prolapso genital e saiba como corrigí-lo

prolapso genital, popularmente chamado de bexiga caída ou bexiga baixa, acontece quando há a perda de sustentação não só da bexiga urinária, mas também de órgãos como a uretra, útero, intestino e reto, o que ocorre por conta da fragilidade dos músculos que formam o assoalho pélvico.

De modo geral esta doença acomete as mulheres, comprometendo sua vida social, profissional, sexual e psicológica.

O Prolapso genital é mais frequente no canal vaginal, que é uma área onde há menor quantidade de fibras musculares e mais tecido fascial, portanto esse tecido está mais sujeito a rupturas e, consequentemente, há maior chance de acontecer prolapsos nessa região.

Com a flacidez do assoalho pélvico, a bexiga tende a descer pela cavidade vaginal e a mulher tem a impressão de que a bexiga está ampurrando a vagina. Em alguns casos, a bexiga chega a sair pela vagina e nos casos mais severos, ocorre a eversão total do órgão.

A principal causa do prolapso genital são gestações seguidas e partos múltiplos, porém o envelhecimento, as alterações hormonais, obesidade e algumas doenças musculares, neurológicas e genéticas também podem causar este problema.

A musculatura elevadora do ânus é o que sustenta o útero, bexiga, intestino grosso e reto. Quando a pressão intra-abdominal aumenta, seja por conta da gravidez e trabalho de parto, obesidade, tosse crônica, espirros, ou o desgaste próprio do envelhecimento, o assoalho pélvico pode enfraquecer e com isso deixa de oferecer a sustentação necessária aos órgãos, e a eles começam a descer pelos orifícios da vagina e do ânus.

O prolapso genital torna relações sexuais dolorosas e, se for pronunciado, praticamente impossíveis. Além disso, as pacientes apresentam comprometimento miccional e fecal, o que causa muito sofrimento à mulher.

A cirurgia ainda é a principal forma de tratar o prolapso genital, ela é feita de modo a recolocar os órgãos na posição correta e reforçar toda a musculatura do assoalho pélvico.

A cirurgia, considerada minimamente invasiva, visa a correção do defeito do assoalho pélvico no compartimento anterior, médio e posterior. Visa também a correção das lesões satélites, como incontinência urinária e fecal, caso elas existam.

A técnica cirúrgica consiste em usar telas feitas de material sintético para recobrir todo o assoalho pélvico e fortalecer essa região com menos músculos e onde se localizam os orifícios da vagina e do reto.

Leva cerca de duas horas para a cirurgia fazer a correção de todos os tipos de prolapso. Após a cirurgia, a paciente fica no hospital por dois dias e recebe alta sem a necessidade de sondas para coletar urina ou fezes. Normalmente, quinze dias depois, ela está apta para voltar às atividades habituais.

Pacientes que não podem ser operadas, seja por conta da idade avançada ou algum problema clínico, também podem tratar o prolapso através de aparelhos que são colocados como um tipo de diafragma, porém esses dispositivos resolvem o problema temporariamente, pois sua estrutura rígida pode ferir na mucosa vaginal e aumentar o risco de desenvolver infecções urinárias e genitais.

Sem tratamento, o prolapso pode ir se tornando maior, chegando até a escarificar a mucosa da vagina e o tecido que reveste o colo do útero, expondo a região às condições climáticas e ao atrito com a roupa íntima e favorecendo a formação de feridas e a ocorrência de infecções.

Para evitar os prolapsos genitais, as orientações principais são: evitar ganho excessivo de peso durante a gravidez; fazer um bom pré-natal; ter um trabalho de parto devidamente assistido por um médico competente desde o início até o final.

Espero que estas dicas ajudem as mulheres a evitar o prolapso genital ou a buscar tratamento caso estejam passando por este problema. A informação ainda é a melhor opção!

Abraços e até a próxima!