Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

O papel das doulas nos dias de hoje

“Doula não faz parto, doula faz parte!”

Uma doula é uma assistente, sem necessariamente formação médica, que acompanha a mulher grávida durante o período da gestação,  parto e pós parto, com foco no bem estar da mulher e ajuda com o bebê.

O termo “doula” é bastante antigo, a palavra tem origem grega e quer dizer “mulher que serve”. As primeiras doulas eram mulheres da família, como a mãe, irmãs e tias, que ajudavam a gestante ao longo da gravidez e ajudavam a parteiras durante o parto.

Antigamente, as mais experientes ajudavam as mais novas durante este período tão intenso que é a chegada de uma nova vida e os partos eram feitos em casa, sem os recursos médicos que temos atualmente.

No último século este cenário mudou e o número de doulas e parteiras caiu muito. Isso aconteceu porque as gestantes passaram a fazer o pré-natal e parto em clínicas e hospitais, contando com todo o apoio médico ao longo da gravidez, parto e pós parto, evitando riscos maiores e eventuais problemas à mãe e ao bebê, os quais eram comuns antigamente.

Já nos últimos anos, com o resgate de algumas tradições ancestrais e a busca por mais acolhimento ao longo desta fase da vida, muitas gestantes passaram a buscar novamente o apoio das doulas durante a gestação, parto e pós parto, unindo então essa cultura tradicional com a tecnologia e conhecimentos da medicina moderna.

Tanto é que já há diferentes cursos de doulas e muitos hospitais possibilitam o cadastro de doulas certificadas para acompanharem as gestantes durante o parto.

Mas como deve ser a conduta da doula durante o parto?
“Doula não faz parto, doula faz parte!”

Esta frase é uma das diretrizes do trabalho das doulas, uma vez que elas não fazem o parto e nem praticam qualquer tipo de conduta médica, não administram medicamentos e nem fazem exames.

As doulas fazem parte do parto porque elas prestam suporte à mulher que está dando a luz, com palavras de carinho, posicionamento humilde, acolhimento, apoio físico e emocional.

O trabalho das doulas é uma prática existente antes da assistência ao parto ser institucionalizada, e pesquisas já constataram que o atual retorno do suporte da doula às mulheres tem mostrado uma diminuição das intervenções obstétricas e melhora do vínculo entre mãe e bebê no pós-parto, contudo, é importante frisar que as doulas não são médicas e nem podem interferir em qualquer conduta médica.

Nada substitui um pré-natal com o seu médico e os exames necessários durante o pré-natal, além disso, os partos hospitalares são um avanço da medicina em se tratando de assistência médica à mulher e ao bebe e é o ambiente mais seguro para garantir a saúde de ambos.

Se você deseja procurar uma doula para um suporte a mais durante a gestação, parto e pós-parto, escolha alguém que trabalhe em equipe com o seu médico respeitando condutas e garantindo segurança do binômio materno fetal.

Abraços e até a próxima!
Dra. Valéria Dória

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites