Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Incontinência urinária – prevenção e tratamento

Você sabe o que é incontinência urinária?

Saiba que 40% das mulheres sofrem com esse problema.

Quando um ato simples como espirrar, tossir, pular, se exercitar ou dançar faz com que ocorra um escape involuntário de urina, provavelmente o que está havendo é a incontinência urinária, ou seja, a falta de controle muscular pélvico para “segurar” o xixi.

Geralmente os mais idosos são quem tem esse tipo de quadro, que pode ocorrer com homens e mulheres de todas as idades, sendo que as mulheres apresentam duas vezes mais casos de incontinência urinária do que os homens.

A incontinência urinária feminina pode acontecer em diferentes graus e tipos, a incontinência urinária de esforço é uma das mais comuns e é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício e movimenta-se.

A incontinência urinária de urgência é um quadro mais sério do que a de esforço e trata-se da vontade súbita (emergencial) de urinar. Pode se dar a qualquer hora do dia e a pessoa deixa a urina escapar antes de conseguir chegar ao banheiro.

Há também a incontinência urinária mista, quando ocorre a junção dessas duas situações, sendo o sintoma mais grave aquele relacionado com a urgência miccional perdida.

Não importa qual seja a classificação da incontinência urinária ou o volume de urina evacuada, este tipo de problema normalmente gera sentimento de tristeza e isolamento nas mulheres, seja por medo de constrangimento junto a outras pessoas ou vergonha.

As causas da incontinência urinária podem ser diversas, geralmente por infecções do trato urinário, trauma de parto, perda de tônus muscular decorrente da idade ou até mesmo estresse emocional.

Porém, não é preciso passar por este tipo de situação sem ajuda. Caso você esteja passando por este tipo de problema ou conheça alguém que esteja passando por isso, é possível buscar o apoio de um médico ginecologista para que ele indique o tratamento mais adequado para o caso.

Alguns tipos de incontinência urinária não são definitivas, há a possibilidade do uso de medicamentos e uma dieta mais favorável, além de exercícios físicos específicos para o fortalecimento do assoalho pélvico. Em alguns casos mais severos, há a possibilidade de realizar uma cirurgia para a melhora dos sintomas.

Para conter o quadro da incontinência urinária, é indicado também praticar alguns exercícios comportamentais, onde você pode treinar a bexiga para controlar e desacelerar a micção, esvaziando a bexiga completamente, urinando, esperando alguns minutos e tentando novamente ou então indo ao banheiro a cada duas horas, independente da vontade de urinar.

A ginástica íntima também é um excelente exercício de fortalecimento do assoalho pélvico e consiste na contração e relaxamento do músculo.

Não deixe de conversar com seu médico e não se sinta constrangida por estar com este tipo de problema, o mais importante é se cuidar e viver bem!

Um abraço e até a próxima!

Dra. Valéria Dória

 

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites