Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Gravidez de alto risco: sintomas, causas e prevenção!

Repouso, alimentação controlada e acompanhamento médico são essenciais neste período

A gravidez é considerada de alto risco quando há possibilidade de complicações na saúde da mamãe e do bebê, sendo mais comum em mulheres com mais de 35 anos ou que possuem doenças crônicas. Além disso, pacientes que tiveram problemas em gestações anteriores ou que apresentem doenças ao longo da gravidez também podem se encaixar no grupo de alto risco.

Nestes casos, é recomendado o acompanhamento médico a partir do pré-natal, onde serão realizados exames regularmente, a fim de identificar de forma precoce o surgimento de doenças e de garantir a integridade física da grávida e do feto.

A dieta saudável também faz parte da lista de recomendações para gravidez de alto risco, uma vez que garante os nutrientes essenciais para suprir as necessidades dos organismos envolvidos neste processo. Assim, aconselha-se a ingestão de frutas, cereais integrais, peixe, carnes brancas, vegetais e sementes, e a eliminação de frituras, refrigerantes e doces neste período.

Nem é preciso dizer que bebidas alcoólicas e cigarro estão proibidos durante a gravidez, não é mesmo? O álcool, assim como a nicotina, pode causar más formações no feto e contribuir para abortos espontâneos.

Outra dica para as mamães é controlar o peso, já que o excesso de quilos, para além do recomendado pelos obstetras, pode ocasionar o surgimento de hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos no bebê.

Por fim, sugere-se que as mamães repousem bastante durante a gravidez, garantindo que os problemas de saúde não se agravem e evitando o aborto ou o parto prematuro.

E por falar nisso, é muito importante ficar atenta aos sinais que podem indicar o parto prematuro, como corrimento gelatinoso, sangramento pela vagina, dor na pélvis, cólicas intestinais, diarreias e pressão nas costas.

Nestes casos, é necessário pedir ajuda médica imediatamente e, é claro, beber muito líquido e repousar.

Interessante, não? Se você ainda está com dúvidas, agende uma consulta na clínica da Dra. Valéria Dória, ginecologista e obstetra, especialista em gestação e parto de alto risco, agora mesmo!

Abraços e até a próxima!

Dra. Valéria Dória

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

Todos direitos reservados.

Criação de sites