Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Gestação tardia: entenda quais os riscos

Engravidar após os 35 anos é considerado uma gestação tardia. Nos últimos anos, houve um movimento diferente no paradigma cultural que levou mulheres a decidirem ter filhos após essa idade. Alguns fatores podem ter influenciado isso acontecer, como o amadurecimento da mulher após os 35 e a estabilidade financeira.

De todo modo, a mulher passou a se sentir mais empoderada e segura para seguir com uma gestação no momento ideal para ela, em alguns casos, a gravidez acontece de forma inesperada. Seja como for, toda gestação precisa ser cuidada desde os primeiros meses. No entanto, na gestação tardia, esse cuidado deve ser intensificado e redobrado por algumas razões que iremos colocar abaixo:

Crescimento fetal: Cuidar e estar atenta às funções da placenta para que o bebe receba todos os nutrientes necessários para seu crescimento. Após os 35, é comum a mulher sofrer alterações que desfavorecem este desenvolvimento no bebe.

Pré-eclâmpsia: É também conhecida por Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG). É a principal causa de mortalidade materna, sendo fundamental o diagnóstico e tratamento imediato, impedindo a evolução para formas graves.
Parto Prematuro: O aumento de partos prematuros ocorrem em mulheres com mais de 35 anos, principalmente após os 40 anos de idade. Hipóteses também levam a crer que isso seja causado por uma disfunção placentária.

Aborto: A incidência de abortos em gestantes com mais e 40 anos é grande. A provável causa é o aumento da incidência de alterações cromossômicas nos embriões, levando a casos de abortamento.

Para saber mais sobre gestação tarde, ou partos de alto risco, agende uma consulta em nossa clínica e tire todas as suas dúvidas. 
 

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites