Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Correção com “sling” - Uma boa notícia para quem sofre com incontinência urinária

Você já ouviu falar da cirurgia de sling como correção da incontinência urinária feminina? Quando o tratamento conservador contra a incontinência de esforço falha, esse tipo de procedimento é indicado e tem mostrado excelentes resultados.

A incontinência urinária aos esforços é bastante comum nas mulheres, especialmente em casos onde houve um número maior de gestações, após a menopausa, em casos de obesidade e prolapsos (cortes cirúrgicos) de órgãos pélvicos.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) calcula que uma a cada 25 pessoas pode sofrer de incontinência urinária no decorrer da vida, sendo que aproximadamente 40% das mulheres após a menopausa apresentam o problema.

A principal característica da incontinência urinária aos esforços é a perda de urina involuntariamente durante manobras de esforço, como por exemplo: carregar peso, fazer movimentos repentinos, tossir ou espirrar.

Exercícios de fisioterapia para os músculos do assoalho pélvico, os chamados exercícios de Kegel, fazem parte do tratamento inicial da incontinência urinária aos esforços e devem ser realizadas sessões ao menos três vezes por dia. Esses exercícios são importantes para fortalecer os músculos que atuam para conter a urina na bexiga – o “esfíncter urinário”.

No caso da incontinência urinária decorrente de obesidade, é indicada a redução de no mínimo 5% do peso corporal, geralmente esta diminuição de peso causa uma grande melhora nesses quadros.

Implante de sling

Existem casos mais severos de incontinência urinária por esforços e nem sempre o tratamento conservador é eficaz nessas situações. Desse modo, indica-se o implante de sling na uretra (canal que liga a bexiga ao meio externo e por onde a urina é expelida). Esse procedimento é minimamente invasivo e caracteriza-se pela introdução, por via vaginal, de uma fita de polipropileno ou tecido do paciente logo abaixo da uretra, com o intuito de melhorar a resistência da uretra e diminuir a incontinência urinária.

A boa notícia é que este tipo de procedimento pode ser realizado em regime ambulatorial e a alta é bem rápida. Médicos urologistas e ginecologistas são os especialistas que podem orientar sobre a melhor estratégia cirúrgica e realizar o implante de diferentes tipos de slings para o tratamento da incontinência urinária de esforço.

Se você sofre com este problema e ainda não viu resultados com os tratamentos conservadores, não deixe de perguntar para o seu médico sobre a colocação do sling e saber se este procedimento é indicado para o seu caso.

Gostou desse artigo? Compartilhe com suas amigas nas redes sociais e faça com que mais mulheres se informem sobre como podem cuidar melhor da saúde e bem estar!

Abraços e até a próxima,

Dra. Valéria Dória

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites