Dra Valéria Dória - Ginecologista e Obstetrícia

Blog Dra. Valéria

Ver mais Assuntos Importantes

Cansaço excessivo no pós-parto: Meu bebê nasceu e estou exausta. Quando vou me sentir descansada de novo?

Sentir-se cansada -- ou completamente “destruída” -- é uma das queixas mais comuns de mulheres que acabaram de ter filhos. E não é exagero. Afinal, o corpo está se recuperando do incrível desafio físico da gravidez e do parto (e, se você fez cesárea, de uma grande cirurgia abdominal). 

Ao mesmo tempo, você está cuidando de um recém-nascido que precisa de atenção integral e, mesmo à noite, precisa ser alimentado e trocado. Ou seja, nem o seu sono é tão restaurador quanto você precisaria que fosse, já que é fragmentado. 

Infelizmente, essa fadiga pode durar meses, dependendo de uma série de fatores, incluindo quão bem o seu bebê dorme (e como é para você ajustar sua rotina à dele), quanto de apoio você tem em casa e que compromissos tem fora de casa. 

Pode haver outras razões para minha fadiga?

É possível estar muito cansada por motivos além da adaptação à nova rotina. Há, por exemplo, uma associação entre fadiga extrema e depressão pós-parto, embora muitas vezes seja complicado distinguir o que veio primeiro. A privação crônica do sono pode contribuir para você se sentir deprimida, e sentir-se deprimida pode dificultar seu sono. 

De qualquer forma, se você não consegue dormir, perdeu o interesse em se envolver com as coisas do dia a dia (inclusive o bebê) e se sente desesperada, pode estar sofrendo de depressão pós-parto e deve procurar ajuda médica o quanto antes. A depressão pós-parto é muito mais comum do que se imagina e pode afetar mulheres com filhos de até um ano de idade. 

Anemia também pode causar ou agravar o seu cansaço. Se você estava anêmica durante a gravidez ou perdeu muito sangue no parto, o obstetra pode aconselhar você a tomar suplementos de ferro e caprichar no consumo de alimentos ricos em ferro. 

Fadiga pós-parto pode, ainda, ser um sintoma de baixa atividade da glândula tireoide, conhecida como hipotireoidismo. Um pequeno percentual de mulheres desenvolve essa disfunção de quatro a oito meses após o parto. Fique de olho para perceber se o cansaço piorou nesse período. 

O importante é notar quando o cansaço está passando dos limites e conversar com o médico para tentar descobrir a causa. 

O que fazer para lidar com tanto cansaço e os cuidados com o bebê?

Tenha em mente que sua prioridade máxima deve ser poupar energia para si mesma e para o bebê (e para outros filhos, se tiver). É provável que você recupere a energia mais rápido, a longo prazo, se conservá-la agora. 

Tente, por exemplo, relaxar um pouco (ou muito!) na arrumação da casa. Confira a seguir outras estratégias para amenizar a fadiga. 

 

Fonte: Baby Center

17 3201.1100

Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00h

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa,
2280 - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto/SP

| Política de Privacidade

Criação de sites