Bexiga Hiperativa

A Bexiga Hiperativa é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Pode também ser definida como incontinência de frequência e necessidade e tem como caracteristica a falta de controle do momento de urinar e a quantidade de urina.

Os diferentes tipos de BH variam de acordo com os sintomas:

- Frequente vontade de urinar (urgência e frequência)

- Incapacidade de segurar a urina/escape (incontinência de urgência)

- Escape causado por contrações abdominais

Existem algumas fatores de risco que podem contribuir no desenvolvimento do problema, como gravidez e parto, obesidade, músculos pélvicos fracos, diabetes, câncer ou pedras na bexiga, além de distúrbios neurológicos. Além disso, certos medicamentos, alto nível de cálcio, constipação ou a falta de exercícios físicos também são considerados fatores de risco.

O diagnóstico pode ser clínico, ou seja, avaliado através da soma de alguns sintomas e sinais onde a urgência urinária é o principal componente. Para outros pacientes, exames e outros procedimentos podem ser necessários a fim de excluir outras doenças, confirmar o diagnóstico ou planejar o tratamento.

O tratamento da Bexiga Hiperativa podem ser por meio de técnicas comportamentais, quando o paciente se compromete em realizar algumas mudanças no seu estilo de vida, como a ingestão de alimentos e líquidos, no recondicionamento da bexiga com os exercícios Kegel ou outros tipos de fisioterapia. Há também por meio de medicamentos que focam nos músculos associados com a função da bexiga. Ou pela neuromodulação, que é um tratamento feito através de um dispositivo que envia impulsos elétricos suaves para os nervos sacrais, e pode ser interropindo a qualquer momento, além de ser reversível.

Se você possui sintomas de bexiga hiperativa, saiba que é necessário buscar ajuda de um profissional que deve analisar o diagnóstico para aplicar o tratamento mais adequado.

Aqui na clínica da @dravaleriadoria temos a estrutura ideal para cuidar de você.

Abraços

Dra Valéria Dória